segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Estratégia Básica

Este dias aconteceu umas das coisas que mais menos prezo noutros. Cometi um erro estratégico. Uma ação tomada gerou um sequência de fatos automáticos que me fizeram perder recursos e outros ativos intangíveis como por exemplo: fator oportunidade e confiança. O fato foi a compra de ativo que se desvalorizou. 

Logo para mim, alguém que achava que isto acontecia somente com os outros. Não que tenha sido a primeira vez mas foi marcante a ponto de fazer esta reflexão de modo a não acontecer novamente. Como punição resolvi escrever este blog, algo que vinha postergando indefinidamente.

Sempre devemos buscar a origem das coisas no início, quanto mais no início, melhor. Tentei buscar nos fatos históricos mas as vezes a histórica econômica não é muito documentada. Resolvi buscar onde se tem mais documentação que é a história das nações em função das guerras onde a estratégia de um, de um grupo e até mesmo de toda uma nação gerou fatos que mudaram o rumo de acontecimentos.

Vocês devem conhecer a batalha de termopilas, aquela do 300 de Esparta. Ela foi vencida pelo persas e como consequência, capturam Atenas já evacuada. Esta batalha fazia parte da segunda guerra médica onde o Persas eram os fortes e gregos os fracos. Após a batalha naval de Salamina e de Plateias acabou a chance de dominar a Grécia e acabar com o que hoje conhecemos com o cultura ocidental.

Um exemplo local de erro de estratégia foi a batalha de Tuiuti onde selou o destino do Paraguai nesta batalha. A tríplice Aliança contava com 50K soldados tem alguns "detalhes": O grosso das tropas brasileiras era escravo ou os “Voluntários da Pátria” convocados de última hora sem treinamento enquanto que os argentinos tinham seus movimentos separatistas, além de não se entenderem com brasileiros. Tanto que estavam atolado em um pântano chamado tuiuti sem se decidir se iam para frente ou não. Enquanto isto Solano Lopez tinha uma força de 27K cavaleiros. Na época isto equivalia a mobilidade, ele poderia pilhar, saquear qualquer cidade que tivesse caminho sem serra e na hipótese mais sensata, destruir as linhas de suprimento. Talvez ele poderia, com um pouco de esforço diplomático, deixar que brasileiros e argentinos brigassem mas não. O cabeção usou esta força para atacar no charco, onde nem se quisesse o inimigo conseguiria fugir, e perdeu a batalha e mais adiante a guerra toda e o Paraguai está até hoje do jeito que você conhece.

Falando em pátria  outro caso de erro estratégico muito citado é a invasão da Rússia por Napoleão, sujeito que era a paixão de Solano. Dizem que foi o General inverno que o derrotou mas tem detalhes. Como conseguiu vencer quase toda Europa e ainda ter gente para invadir a Russia? Napoleão usou uma técnica simples de “bater” o inimigo, não deixando se agrupar. Os adversários eram imprevidentes a ponto de não deixar uma reserva (em soldados) em caso de perda. A campanha era tão fácil que ele se dava ao luxo de não levar suprimentos já que estes seriam obtidos na “casa do inimigo” e assim suas tropas tinham uma mobilidade que os outros não tinham. Tudo deu certo até ele atacar os russos que não enfrentaram diretamente e usarem o conceito de terra arrasada não deixando suprimentos. 

Não vou falar em ww2 porque tem muita coisa ainda não esclarecida. Observamos as consequências destas decisões no campo militar. E no campo econômico? Qual a consequência da suíça não ter investido em relógios digitais? Da Inglaterra ter levado o ouro a prata dos Índios? E do Brasil na crise do petróleo ou, recentemente, no boom das comodites? E o pequeno investidor que viu a reportagem da Veja e colocou o que não tinha na OGX? Aquele que hoje espera a Petrobras voltar ao valor de 2008? O erro ou acerto vai impactar diretamente nas oportunidade e pode ter papel decisivo na vida de um indivíduo.

Imagine que você colocasse todo seu patrimônio investido na poupança e usasse todo o tempo que fica estudando para formatar computadores, catar latinhas, digitar textos ou ficar clicando em links que doam bitcoins. Será que você não estaria com mais grana?

Muitos de nós conheceram os MMPOG e podemos estar confundindo as sensações do jogo com as do HB. Tenho alguns conhecidos que até ganharam dinheiro com poker.

Alguns fundos de investimento só podem investir em ativos que possuam uma classificação positiva e isto é definido pelo estatuto, o cara que opera a compra vai ter uma lista de ativos pŕe-aprovados não importando o que esta fora da lista. Ai o zemané ve um desenho do foguete e pimba. 

A ideia que o indivíduo que faça um investimento deve ser rigorosamente observada. Ele deveria ter uma forma de filtrar, direcionar, limitar, revisar a ação do ditador dentro de si que executa as famigeradas ordens de compra e venda. Um exemplo muito trivial de filtro seria o valor abaixo do VP. Direcionamento seria algoritmo a partir da tendencia econômica  Um exemplo seria que a partir do dólar alto algumas empresas de celulose se valorizaram. Limitar o tamanho máximo de uma operação e uma revisão do sentido que a ordem de comprar a ser executada segue os regulamentos anteriores.

Bom enquanto era isto. Obrigado.