quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Quem compra imóvel economiza na comida

Ultimamente tem aparecido mais casas a venda aqui na cidade onde moro. Provavelmente reflexo da crise. Creio que os fatores que estão impendido o consumo de produto como alguns anos atras são: Dificuldade com o crédito que foi acredito que é responsável por 90% ou mais da venda da imóveis; e a falta de confiança do investidor de como vai ficar a economia, razão muito bem fundamentada dado que a venda de um imóvel em um ambiente desfavorável é inevitavelmente ruim.

Neste cenário será que o preços vão aumentar? Não.

Foi procedimento comum em alguns novos classe média de comprar um Ap, ir morar nele e imediatamente coloca-lo para venda por um preço acima do que pagou. Se vende-se aumentava-se o capital e se não vende-se, tranquilo. 
Isto só acontecia num cenário de consumo maior que demanda. Hoje não valerá a pena fazer este isto. O ganho possível será pequeno e o incomodo de ter que mostrar o apartamento, fazer contatos, ouvir ofertas esdruxulas, etc. Vai ter gente que anunciará assim mesmo mas vender..

Será que os preços vão cair? Não.

Estes tempos minha cunhada falou que tinha uma casa para vender por 80K em certo bairro da cidade dela. Um conhecido mais velho falou vamos ver a casa, passou na frente de carro e disse que queria conversar com o amigo da minha cunhada que queria vender a casa. O preço estava errado. Era pedido 180K, preço que estava mais dentro da realidade.
Lição: Em um mercado empacado há uma tendência de queda do valor do produto. Isto não vale o mercado o imobialiário porque há um "fetiche" por imóveis. Imagine que comprando um imóvel mais barato que o valor nominal onde não vai haver possibilidade de venda imediata por um valor mais caro: O juro pago pelo financiamento fará o imóvel custar muito mais ou se tem o capital que pode ser aplicado e ter um rendimento muito maior que o valor de aluguel. 
Resumindo: embora se tenha muito imóveis para venda, não vai haver muitas barbadas por ai.

Será que os preços vão acompanhar a inflação? Sim e não.

Houve muitos excessos anteriormente. As cidades em sí também possuem uma dinâmica, empresas se mudam, trânsito aumenta, petróleo acaba, assaltos aumentam, etc. Nas regiões mais favoráveis vão lentamente acompanhar a inflação, noutras ficaram estagnadas.

Quem compra imóvel economiza na comida? Sim

Notei que pessoas que compram imóveis tende a não gastar na comida mesmo que esta normalmente não ultrapassem os 5 ou 10% da renda. Mas continuam gastando com carro (30%) ou educação (de sí próprios ou filhos,20%),  acadêmia, salão de beleza, entre outros.  Mas por quê diabos a pessoa economiza na comida? Sinceramente não sei ainda.
Esta regra não vale para quem pontualmente economizou e comprou a casa queria e parou por ai.
Pessoas que viajam muito (e gastam também) não tem interesse significativo para compra de imóveis, seja para investir ou melhor a atual moradia.
Como se pode aplicar a lógica inversa. Procure ver seus conhecidos que gastam pouco com comida, não viajam e faça uma "pescaria" se são potenciais compradores de imóveis.


Att,